O sobrado que hoje abriga o Museu Municipal de Patrocínio Professor Hugo Machado da Silveira é a mais imponente edificação pública da cidade de Patrocínio, remanescente do período escravagista que remonta ao passado imperial sendo atualmente o único monumento vivo profundamente ligado à história, memória, tradição e cultura popular patrocinense. O prédio é típico do estilo barroco que marcou as principais edificações do século XIX, por volta de 1830. Aproximadamente em 1850, foi construído pelo Capitão Teodoro Honorato Gonçalves e restaurado pelo mesmo capitão em 1892/1898. A parte de cima do prédio foi construída para sua moradia e a parte de baixo para abrigar o  comércio e escravos. Por pouco tempo funcionou alugado para a tipografia do Professor João Ferreira de Melo. O sobrado foi vendido para Antônio Ribeiro de Castro e Rita Guilhermina de Souza Castro e esses o venderam à Câmara Municipal de Patrocínio, cujo chefe do Executivo era José Martiniano de Souza e o Presidente da Câmara Municipal era o Capitão Francisco Martins Mundim.

     Foram feitas algumas mudanças como a demolição da escada interna, a construção de blocos sanitários 1930. O sobrado foi palco de saraus artísticos, literários, musicais e encontros políticos. Já foi a Prefeitura, Câmara Municipal, INPS em caráter provisório, passando a abrigar a Fundação Casa da Cultura e o Museu Professor Hugo Machado da Silveira a partir de 1979. O acervo do museu começou a ser montado no início de 1980 a partir das doações de obras de arte e fotografias. Hoje o acervo fotográfico possui milhares de fotografias catalogadas. As mais antigas são de 1877 até a atualidade. Tanto a edificação quanto o acervo fotográfico são tombados a nível municipal conforme Decreto 1771 de 11/4/2001. Tamanha é a importância deste Monumento Histórico que em seu interior há o registro dos mais vultuosos acontecimentos culturais, sociais, políticos, envolvendo as mais gradas personalidades da cidade e das que por aqui passaram.

     O Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira, popularmente chamado de Casa da Cultura, está situado na Rua Otávio de Brito, nº 444, na Praça Monsenhor Thiago, centro de Patrocínio, Minas Gerais, Brasil. O casarão, onde está instalado o museu, foi construído em meados do século XlX e é um registro vivo das técnicas utilizadas em obras do período imperial.

     Em 2016, o edifício passou por reforma/restauração/revitalização profunda e um aspecto importante desta intervenção foi a colocação do elevador panorâmico para possibilitar acessibilidade de portadores de necessidades especiais e idosos ao segundo piso, assim como a colocação de piso tátil e adaptação de sanitários.

     No museu são realizados eventos culturais, exposições de arte com obras do seu rico acervo artístico e histórico, assim como de artistas convidados.

     A Esplanada do Museu, amplo espaço criado na parte frontal do prédio, na ocasião da sua revitalização, se tornou importante ponto de cultura e recebe inúmeras apresentações artísticas.

     Atualmente, o museu fica aberto das 8h às 11h/13h às 17h30min, de segunda a sexta, assim como todo primeiro e terceiro sábados do mês, durante o ano todo, das 14 às 18 horas.

     Visite o Museu!


(GECOM-FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA DE PATROCÍNIO-MG)