Transcrição (por Gabriel Augusto Damascena):
Acta da Sessão Ordinária do dia 8 de Outubro de 1907
Presidência: Alves de Sousa
Secretário: Santos
Aos oito dias do mez de outubro de mil novecentos e sete, nesta cidade do Patrocínio, no Paço da Câmara Municipal, às onze horas da manhã, presente o Major José Martiniano Alves de Sousa, Presidente da Câmara, é por ordem deste feita a chamada dos senhores vereadores. A ella responderam: Ten.Cel. José Antonio Dias, Silvano Dornellas da Costa, Virgilio da Silva Rezende, José Mathias de Souza e Onofre Fernandes de Oliveira. Havendo número legal para haver sessão, declarou o Sr. Presidente aberta a mesma, tocando a campainha. Não havendo correspondência official, passa-se à ordem do dia. Dado a hora, obtendo a palavra o Sr. vereador Dias por parte da commissão de obras públicas, apresentou e leu o seguinte parecer:
A comissão de obras públicas abaixo assignada, a que foi presente o projecto de lei que concede um auxílio de um conto de réis (1:000$000) para a construcção da ponte sobre do Rio Dourados, no lugar denominado “Brejão”, na estrada que vai do districto de Coromandel para Monte Carmello e outras pontes. Esta comissão, tendo em vista a grande necessidade e utilidade a construcção da referida ponte para o trânsito público, é de parecer que seja o mesmo projecto convertido em lei. É este o parecer da commissão, que sujeita à approvação da Câmara. Sala das sessões da Câmara, aos sete dias do mez de outubro de 1907. Os membros da comissão, José Antonio Dias e Virgilio da Silva Rezende.
Cujo parecer approvado pela Câmara, posto em discussão, foi unanimemente approvado. Obtendo a palavra o Sr. vereador Oliveira, disse que, tendo o parecer ora em discussão sido approvado unanimemente, por isso requeria para que fosse o mesmo dado para a primeira discussão na sessão do dia de hoje. Cujo requerimento posto em discussão, foi este encerrado sem debate, e posto a votos foi unanimemente approvado. Em vista desta deliberação, declarou o Sr. presidente que na segunda hora de trabalho o sujeitaria à primeira discussão da sessão de hoje. Dado a hora, entra em primeira discussão o projecto de lei que autoriza o presidente e agente executivo municipal auxiliar com a quantia de 1:000$000 para a construcção de uma ponte sobre o Rio Dourados, no lugar denominado “Brejão”, na estrada que segue de Coromandel para Monte Carmello, e outras pontes. Posto em discussão os artigos 1° e 2° do projecto a cada um de per si foi sem debate encerrada a discussão. Posto a votos pela mesma forma, foram unanimemente approvados. Posto em discussão os artigos 3°, 4° e 5° a cada um de per si foi sem debate encerrada a discussão. Posto a votos pela mesma forma, foram unanimemente approvados. Assim approvado em primeira discussão declarou o Sr. presidente ficar designada a sessão do dia de amanhã para ter lugar a segunda discussão deste projecto. Dado a hora e por nada mais haver a tratar-se, declarou o Sr. presidente ficar adiados os trabalhos para o dia d’amanhã às horas de costume, isto é: Na primeira hora de trabalho, apresentação de requerimentos, projectos, indicações, pareceres de comissão, etc. Do meio-dia à uma hora, segunda discussão do projecto de lei que autoriza o presidente e agente executivo municipal auxiliar com a quantia de um conto de réis (1:000$000) para a construcção da ponte sobre o Rio Dourados no lugar denominado “Brejão”, na estrada que segue de Coromandel a Monte Carmello e outras pontes, e de uma às três horas da tarde o que occorrer. Do que, para constar, lavrei esta que assigna o Sr. presidente e vereadores presentes. Eu, José Jeronymo dos Santos, Secretário Interino Municipal, a escrevi.
Alves de Sousa – Costa – Sousa – Resende – Dias – Oliveira - Carvalho